Questão ambiental como questão social

 Hoje, eu e a bióloga Dra. Regiane Soares mediamos a palestra da Dra. Dolores Silva (UFPA) intitulada Racismo ambiental, mudanças climáticas e direitos humanos. A mesma ocorreu no âmbito da VI Semana de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral, da UFPI.

Dolores apresentou uma interessante reflexão a partir da noção de racismo ambiental sobre as afetações desiguais das mudanças climáticas. Com formação em sociologia política pelo antigo IUPERJ, a socióloga trabalhou os aspectos políticos das mudanças climáticas e sua interface com os direitos humanos das populações vulnerabilizadas.

Em diálogo com Dolores e Regiane, argumentei que, em um planeta que esquenta e os oceanos acidificam, a questão social passa a ser cada vez mais uma questão socioambiental, e um tema incontornável da contemporaneidade.

Em um planeta em que respirar se torna uma luta, a questão ambiental atravessa o gênero, a raça e a classe, força o capitalismo a se reinventar como verde e ao Estado dar respostas. Provoca também as ciências sociais e naturais a ousarem e dar um passo para além das políticas públicas", recolocando na ordem do dia um debate tão complexo quanto inadiável sobre o modelo societário de que necessitamos para respirar e viver com dignidade.

Raphael Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas